Erros de refração. Você sabe o que são?


Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são os nomes conhecidos para determinar os erros de refração que acometem grande parte da população mundial. Esses são problemas que normalmente são corrigidos com óculos de grau ou lente de contato. Conheça um pouco mais sobre cada um desses problemas :
  • MIOPIA - Dificuldade para enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator da miopia é a hereditariedade e o grau costuma a aumentar com o passar da idade, o que pode ser controlado com o acompanhamento oftalmológico. As formas de correção são os óculos e lentes de contato.
  • HIPERMETROPIA - Dificuldade de enxergar os objetos colocados próximos ao olho. Com a progressão da condição, começa a dificuldade também para longe. As crianças costumam ter um grau moderado, que tende a normalizar com o passar dos anos. A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos e lentes de contato.
  • ASTIGMATISMO - Consiste em um defeito na curvatura do olho, que faz com que o paciente enxergue a imagem em planos diferentes, deixando-a distorcida. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.
  • PRESBIOPIA - Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe. São formas de correção o uso de óculos ou lentes de contato.
O diagnóstico do erro de refração deve ser feito por meio de um exame específico conduzido pelo médico oftalmologista. 

Fonte: CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia 



  • 1
Exibindo 1 de 1