Rua Pedro, 118 Bairro Canela
Salvador-BA
Convênio e Particular:
Agendamentos: (71) 3234-9399 ou (71) 99939-6002 (mensagens de WhatsApp).
 
SUS:
Agendamentos: (71) 99174-0362 (apenas mensagens de WhatsApp)

Informações Gerais: (71)3173-8200
 
Oftalmologia Geral
Catarata
Córnea
Estrabismo
Glaucoma
Lentes de Contato
Neuroftalmologia
Plástica Ocular
Retina
Visão Subnormal
Uveítes
 
Blefarocalase
Capsulotomia cirúrgica
Ceratectomia superficial
Ciclodiálise
Ciclodiatermia
Cirurgia antiglaucomatosa
Cirurgia de glaucoma congênita
Cirugia de triquiase
Cirurgia do xantelasma
Correção cirúrgica de estrabismo
Crioterapia de tumores intraoculares
Crio-retinopexia
Dacriocistorrinostomia
Drenagem de abcesso palpebral
Endofotogoagulação a laser
Entrópio e ectrópio
Facectomia com implante de Lio (Catarata)
Plástica ocular
Retinopexia
Transplante de córnea
Vitrectomia

Obs: Nossos especialistas realizam procedimentos cirúrgicos oftalmológicos em crianças somente a partir de um ano de idade.
Angiofluoresceinografia (Angiografia de retina)
Biometria Iol Master
Biometria ultrassônica
Campo Visual de Goldman
Campimetria computadorizada
Capsulotomia yag laser
Check-up de retina
Curva Tensional diária
Exoftalmometria
Fotocoagulação
Fototrabeculoplastia
Gonioplastia
Gonioscopia
Iridectomia
Mapeamento de retina
Microscopia especular de córnea
Paquimetria
Potencial de acuidade macular (PAM)
Retinografia simples
Teste para adaptação de lente de contato
Teste de sobrecarga hídrica (TSH)
Teste do olhinho
Tomografia de coerência óptica (OCT)
Tonometria de aplanação
Topografia/ceratoscopia
Ultrassonografia ocular
Visão subnormal
 
NOTA: Nossos especialistas realizam atendimento oftalmológico ambulatorial para crianças desde o nascimento, como, por exemplo, o teste do olhinho.
De segunda a quinta-feira de 07 às 18h e às sextas-feiras de 07 às 17h
Aqui você pode fazer o seu tratamento com os melhores preços e condições.

Pagamentos via Pix, Cartão de Débito, em espécie [m1] ou Cartão de Crédito em até 6 vezes com parcelas mínima de R$100,00
 
Sim, através do IBOPC, braço social do HHCL.
 
Atenção:
- Para ser atendido pelo convênio SUS, todos devem possuir a Carteira Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
- Se for de fora de Salvador/Ba, o paciente poderá ser atendido se a Secretaria de Saúde do Município de onde ele morar, possuir Pacto e/ou Saldo com a Secretaria de Saúde de Salvador;
- Para o primeiro atendimento, é necessário que o paciente seja encaminhado por Regulação, através do Posto de Saúde ou Prefeitura-Bairro.
Para ser atendido em nossa instituição, o paciente deve residir em Salvador, ter encaminhamento para especialistas ou ter feito agendamento prévio.
Somente moradores de municípios que têm Pacto (contratados) com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salvador e Saldo (recursos financeiros disponibilizados) é que podem utilizar os serviços de instituições como a nossa.
 
Atenção:
Antes de solicitar atendimento ou de se deslocar para Salvador, verifique em seu município se é possível acessar os nossos serviços.
Sim. Tanto no atendimento particular quanto em alguns convênios.
Postal Saúde,
Saúde Caixa,
Saúde Petrobrás
SUS
TRT 5ª região
Convênio e Particular:
Marcação por telefone ou Whatsapp, de segunda a sexta-feira de 07h às 18h;
 
SUS:
Primeiro atendimento: necessário solicitar regulação por meio do Posto de Saúde ou Prefeitura Bairro.
Pacientes com tratamento em andamento: marcação através do Whatsapp (71) 99174-0362
- Pacientes que já fazem acompanhamento de Oftalmologia no hospital (agendamento por Whatsapp);
- As consultas no Ambulatório de Catarata (clique aqui para ver os dias e critérios);
- Terapia Antiangiogênica ou Injeção Intravítrea (clique aqui para ver os dias e critérios).
 
Sim, pode fazer particular, aqui ou em qualquer outra instituição. Mas antes de optar por isso, se certifique de que de fato não haja agenda disponível para a realização pelo SUS.
CPF
RG
Cartão Nacional de Saúde (ou Cartão do SUS).
Carteiras dos Convênios quando o paciente utiliza planos de saúde.
 
Atenção:
Em caso de primeira consulta ou retorno trazer últimos exames.
Em caso de consultas pré-operatórias trazer os exames solicitados pelos médicos.
Temos dois acessos, todos podem entrar pela Rua Pedro Lessa, 118 ou pela portaria que fica na lateral, na Rua Araújo Pinho.
O direito a 1 (um) acompanhante é permitido por lei para mulheres, idosos, gestantes, menores de 18 anos e pessoas com deficiência. O acompanhante precisa ser maior de 18 anos, preferencialmente não está grávida e portar documento de identidade oficial com foto.

Pacientes que farão os procedimentos abaixo também necessitam de 01 acompanhante?
- Pacientes que irão realizar qualquer tipo de cirurgia;
- Pacientes de consultas com 
- Angiofluoresceinografia
- Capsulotomia
- Fotocoagulação
- Injeção Intravítrea
- Mapeamento de retina
- Iridotomia
- OCT – Tomografia

 



 
Não.
Sabemos da dedicação e do carinho de nosso Time, mas cada pessoa que faz parte dele têm isso como missão. A sua satisfação e bem estar é a melhor recompensa!
O HHCL é um hospital que realiza procedimentos de pequena, média e alta complexidade exclusivamente em Oftalmologia, especialidade para qual possui suporte para a realização de atendimentos. Para outros suportes os pacientes devem ser encaminhados para outras unidades de saúde, conforme a necessidade.
O HHCL segue todos os protocolos legais e normas técnicas para que paciente tenha o máximo de segurança em sua estadia.
 
Temos o Núcleo de Segurança ao Paciente (NSP), que segue padrões e institui ações para prevenir e reduzir a probabilidade de ocorrências. Ele tem foco na melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, na articulação e integração dos processos de gestão de risco e na garantia das boas práticas de funcionamento e na disseminação sistemática da cultura de segurança hospitalar.
 
CME próprio – O nosso é um dos poucos, se não for o único hospital de Oftalmologia que tem um Centro de Esterilização próprio de Materiais com um enfermeiro dedicado só a isso. O que se reflete no menor risco de contaminação de equipamentos e objetos utilizados nos procedimentos e cirurgias. Uma prova disso é a manutenção da taxa zero (0) de infecção hospitalar.
A solicitação pode ser presencial ou para pacientes do interior do Estado, via e-mail diretoriamedica@hhcl.org.br .
O prazo para o recebimento é no máximo de 20 dias úteis.
Por se tratar de um documento pessoa, com dados sensíveis, a cópia do prontuário só pode ser entregue ao titular ou a pessoas devidamente autorizadas através de procuração.
A emissão da cópia do prontuário é um serviço gratuito.
O Hospital está comprometido com a confidencialidade dos dados pessoais fornecidos pelos pacientes, de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Não compartilhamos informações de identificação pessoal, publicamente ou com terceiros, sem o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei.
 

Conheça mais sobre a nossa Política de Privacidade clicando aqui.
Não.

Qualquer dano causado ao patrimônio do hospital por pacientes ou acompanhantes é de inteira responsabilidade dos mesmos, sendo cobrado o valor dos danos causados;
Não.

O Hospital não se responsabiliza por valores ou objetos de uso pessoal de pacientes/acompanhantes que sejam extraviados ou deixados nas dependências do hospital.
Não.
De acordo com a portaria 731, art. 4 do Ministério da Saúde e Lei 3868, 24/06/200 é proibido fumar nas dependências do hospital.
Não.
Os produtos como shampoo, sabonete, escova dental, fralda descartável, hidratantes, entre outros, não são fornecidos pelo hospital.
- Durante consultas e exames não oferece nenhum tipo de alimentação.
- Após procedimentos cirúrgicos, conforme orientação médica e previsto pelo convênio, o paciente recebe um alimento para o desjejum.
Não.

O paciente só pode sair do hospital após receber alta médica.

Se sair antes, assumir a responsabilidade por todo e qualquer dano que venha a ocorrer em sua saúde diretamente relacionada ao procedimento.
Deve, imediatamente, dizer ao médico e equipe cirúrgica.
Deve, imediatamente, procurar o médico que o atendeu ou o hospital.
Sim. Ele é gratuito e a entrada é pela Rua Pedro Lessa.
Tudo em um só lugar!
É isso mesmo! No Hospital o paciente pode fazer consultas, exames e cirurgias sem a necessidade de ficar se deslocando e trocando de clínica a todo momento.
Localização
O HHCL está num bairro central e acessível com diversas formas de transporte, inclusive a pé.
 
Ponto de Táxi
Em frente ao hospital, pela rua Pedro Lessa existe um ponto de taxi.
O hospital possui um refeitório no qual pacientes e acompanhantes podem almoçar e um Café, no Térreo.
 
Atenção:
Ambos são terceirizados e cobrados, cobrados. O hospital não arca com despesas de alimentação.

*O HHCL indica a experiência, mas não se responsabiliza por despesas efetuadas no estabelecimento.
Estrutura
O Hospital Humberto Castro Lima é o maior hospital de olhos da Bahia. Tem uma grande estrutura de consultórios, salas de exames e procedimentos, além do maior e um dos mais bem equipados Centros Cirúrgicos de hospital de Oftalmologia da Bahia e do Brasil.
Em geral, são:
 
Com o Anestesista.
 
Com a Enfermagem: neste atendimento, o paciente é orientado sobre o procedimento a ser realizado, os cuidados pré e pós-operatório, além de receber esclarecimentos sobre dúvidas sobre o procedimento e rotinas do hospital. Isso visa reduzir o nível de ansiedade do paciente e deixa-lo mais seguro.
  
Com a Psicologia: Serviço oferecido à pacientes SUS e seus familiares a fim de minimizar os traumas das doenças sofridas e dos procedimentos eventualmente realizados. O foco, também, é na adesão ao tratamento por parte de paciente e familiares, como possibilidade de sucesso do cuidado. Crianças são o principal foco deste atendimento.
Tem.
Segundo ranking da Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO, está entre as 5 mais bem classificadas do Brasil.
O Hospital Humberto Castro Lima tem como missão, propagar o conhecimento e para isso, forma anualmente recebe médicos de diversos lugares do Brasil e forma novos Oftalmologistas.
Sim, a Ouvidoria.

A Ouvidoria é aquele canal que você pode acionar quando não tiver conseguido a solução desejada de alguma questão junto a equipe de Atendimento e/ou Ambulatorial.
 
Telefones:  71 3173-8200 (ligação)
                    71- 99694-5300 (apenas Whatsapp)
E-mail: ouvidoria@hhcl.org.br
Presencial: Rua Pedro Lessa, nº 118 - Canela - Salvador - Bahia
Site: http://hhcl.org.br/contato/
Sim.
É possível criticar, sugerir, apontar soluções e elogiar os serviços do o HHCL através dos formulários de satisfação espalhados no hospital.