Doação de Córnea

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho. Se a córnea se opacifica (embaça) por causa de doenças hereditárias, lesões, infecções, queimaduras por substâncias químicas ou outras causas, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou, às vezes, até perdê-la.

Em alguns casos, para que haja a recuperação da visão do paciente, a indicação é que seja realizada um transplante de córnea. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, diferentemente do que acontece com outros órgãos e tecidos, aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas.

O que é preciso para ser um doador?

O doador de córnea não precisa ter compatibilidade de qualquer espécie com o receptor.  Idade e problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo, ou mesmo catarata e glaucoma, não são empecilhos para a doação.

A doação da córnea não pode ocorrer em vida, por isso, ainda que essa seja a escolha do possível doador, a decisão é da sua família. Com a autorização, a retirada das córneas pode ocorrer até seis horas após a morte (coração parado), porém, existem fatores que podem contribuir para que esse prazo possa ser maior (em alguns casos, pode ser de até 24 horas).

É importante destacar, que os custos para a doação da córnea são cobertos pelo banco de olhos, não gerando nenhum gasto e, também, nenhum ganho material para a família do doador.

Bancos de olhos

Os bancos de olhos são entidades sem fins lucrativos que tem a responsabilidade de captar e conservar as córneas. A sua doação seguindo uma lista de espera de acordo com a ordem cronológica de inscrição.
Por questões éticas e de acordo com a legislação, informações sobre os doadores e sobre os receptores de tecidos oculares doados são sigilosas.

 
A escolha para ser um doador é sua, mas a decisão é da sua família. Converse com eles!

Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia
https://www.cbo.net.br/

Informações:
Banco de Olhos da Bahia - (71) 3117-7787
www.instagram.com/bancodeolhosdabahia

Central de Transplantes - (71) 3356-6776

 
Editorial, 19.OUTUBRO.2020 | Postado em Parceiros


  • 1
Exibindo 1 de 1