IBOPC participa da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores de Salvador

O Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC), braço social do Hospital Humberto Castro Lima, participou nesta segunda-feira (29) da 63ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador para destacar sua importância no tratamento da visão e no combate à cegueira, não apenas para a população da capital, mas também para cerca de 94% dos municípios baianos atendidos pela instituição.

Durante a sessão, Mônica Marques, assessora de Relações Institucionais, reforçou a relevância dos serviços oferecidos pelo IBOPC e solicitou apoio para a atualização da tabela do SUS, que não passa por correções desde 2012, impactando diretamente o atendimento de milhares de pacientes.

“É importante que o Poder Público, em todas as esferas, entenda que nós, enquanto grande potência, somos parceiros. Somos complementares e precisamos caminhar juntos. Afinal, uma pessoa doente não trabalha bem, não tem uma família tranquila, não preserva a saúde mental, e os impactos são muitos. No caso da oftalmologia, que é o nosso foco, trata-se de uma das perdas de sentido mais impactantes. Quando alguém fica cego, precisa reaprender a viver: depende de cuidador, de familiares, precisa de ajuda até para pegar um ônibus, não pode dirigir, a forma de trabalho muda, e a dependência é enorme. Isso é muito impactante”, destacou Marques, ao conclamar por apoio.

Foto: Antonio Queirós
Editorial, 30.SETEMBRO.2025 | Postado em Parceiros


  • 1
Exibindo 1 de 1