Marcação de Consulta: (71) 3234.9399 e WhatsApp: (71) 99939-6002

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

Artigo de Dra. Camila Koch é publicado

O Hospital Humberto Castro Lima tem muito orgulho de seu corpo clínico, que está sempre em desenvolvimento e contribuindo para estudos importantes na oftalmologia. Na última semana, foi publicado mais um artigo da médica oftalmologista do HHCL, Dra. Camila Koch, em parceria com Dr. Marcony Santhiago, Dra. Priscilla Jorge, Dr. Paulo Sena e Dr. Newton Kara-Júnior.

O objetivo do estudo foi comparar os efeitos em lentes intra-oculares acrílicas de borda quadrada (LIOs) no desenvolvimento de opacificação da cápsula posterior (PCO) após a cirurgia de catarata pediátrica. Os pacientes foram randomizados em dois grupos e acompanhados durante um ano. Durante a cirurgia de catarata, uma lente intraocular é implantada na maioria dos pacientes, com a finalidade de aprimorar a sua visão. Existem materiais de fabricação diferentes destas lentes, além de divergirem em modelos e outras especificidades. Neste estudo dois materiais foram comparados, não sendo encontradas diferenças nas taxas de opacidade de cápsula posterior entre as lentes intraoculares estudadas em crianças entre cinco e doze anos de idade em um ano de acompanhamento. O resultado apresentado é importante visto que tanto o material hidrofóbico quanto hidrofílico são amplamente implantados em adultos e não existiam estudos prospectivos em crianças até então. Além disso, a opacidade de cápsula posterior é a complicação mais frequente pós cirurgia de catarata, tanto em adultos como em crianças. Mais estudo com diferentes modelos de lentes e em idades menores são ainda necessários.

Com os resultados encontrados, cirurgiões de todo o mundo terão mais segurança em operar os pacientes. Para os pacientes, este estudo enriquece o pós operatório, garantindo, assim, melhores resultados.

Clique aqui e leia o artigo em inglês.