Acessibilidade A- A+



Insituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira
IBOPC

Esta história começa com um sonho de um idealista - o Professor Humberto Castro Lima. Oftalmologista renomado, ele tinha o objetivo de ajudar as pessoas mais carentes em uma época em que não existia o SUS - Sistema único de Saúde - e os cidadãos sem carteira assinada não tinham direito à saúde pública, sendo considerados indigentes. Visando combater essa carência, o Doutor,  homem forte e obstinado, foi capaz de sugerir e realizar grandes feitos, pois tinha verdadeiramente um foco de trabalho bem definido, o de servir os outros.


Neste cenário, para atender as pessoas necessitadas, em 10 de outubro de 1959, em uma singela casinha de madeira no centro da cidade, nasceu o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira - IBOPC.


O sonho virou realidade e apenas dois anos após sua inauguração, o IBOPC se mudou para uma bela casa no bairro do Canela, nosso endereço atual, o qual, em 1986, o Conselho Deliberativo da Instituição decidiu chamar de Hospital Humberto Castro Lima, em justa homenagem a seu fundador.                              

OBJETIVO: O curso de Especialização em Oftalmologia do Hospital Humberto Castro Lima tem como objetivo fundamental proporcionar treinamento médico sobre regime de tempo integral para residentes e parcial para o Fellowship, orientados por profissionais da área de Oftalmologia com qualificação técnica, ética e de atuação profissional reconhecida.

MISSÃO: A missão institucional do Hospital Humberto Castro Lima é de formar profissionais para atuação na área de Oftalmologia com capacidade técnica, humana e ética, capazes de prestar atendimento médico oftalmológico geral e eficiente à comunidade
 
DURAÇÃO: 03 anos para residentes e 02 anos para Fellowship.

CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais para Residentes e 40 horas para Fellowship.
Residentes de Segunda a Sexta - feira pela manhã e tarde e aos Sábado pela manhã

VAGAS: 08 vagas MEC/CBO por ano
 
Diretoria Executiva: Dra. Maria Luisa Soliani
Superintendência: Sra. Mariana Soliani
Diretoria Médica: Dr. Luiz Fernando Magalhães
Coordenação Residência Médica: Dra Regina Pinheiro
Mentora Residência Médica: Dra. Raquel Coelho de Souza Lima

O Grand Round do Hospital Humberto Castro Lima é um evento que reúne preceptoria, residentes, médicos convidados e  interessados,  mensalmente, para apresentação de casos clínicos, debate de condutas, levantamento de dados e suspeitas diagnósticas do nosso serviço.
  
A intenção inicial é que as dúvidas de condutas e diagnósticos possam ser esclarecidas após os casos relevantes e de interesse mútuo interdisciplinar serem apresentados. Além disso, que sejam elaborados protocolos que sirvam para nortear o serviço de residência médica do nosso hospital. Além desse objetivo inicial, a contribuição a médio e longo prazo é fomentar nos residentes a busca por pesquisa e publicação de casos clínicos.




 

O Curso Básico da Residência em Oftalmologia do Hospital Humberto Castro Lima é uma ação de introdução à especialidade, no qual os novos residentes têm a oportunidade de terem um apanhado geral sobre as subespecialidades.
O Curso é aberto participantes de residências de outras instituições, e dele também participam os Residentes mais antigos do HHCL que aproveitam para renovar conhecimentos.
O curso é ministrado por médicos preceptores do próprio HHCL e também por especialistas convidados e é coordenado pela Dra. Regina Pinheiro, vice-diretora médica e coordenadora da Residência do HHCL.

Para participar, basta se inscrever no telefone (71) 3173-8219.


Agendamento pelo IBOPC para o SUS

WhatsApp - (71) 99174-0362  clique aqui 
E-mail - agendaibopc@hhcl.org.br

Estamos de recesso. Retornaremos dia 11 de janeiro de 2021.
Os agendamentos pelo IBOPC para o SUS estão suspensos neste período. 
As mensagens de Whatsapp e e-mail enviadas a partir de 11 de janeiro serão respondidas por ordem de chegada.